Compartilhar

Certa vez estava em um mercadinho e um colaborador comentou queixosamente comigo sobre a possibilidade do estabelecimento funcionar aos domingos. Perguntei então àquele jovem sobre o significado da empresa em sua vida, mas ele não entendeu bem a pergunta.

Uma empresa diz respeito a pessoas, a famílias e a todos que necessitam de coisas que não podem, por si mesmos, providenciar, mas que alguém responsavelmente se dispõe a oferecer como empregado, colaborador, empresário, não importa; uma empresa é um caminho de cada um mediante seus mais íntimos interesses, canalizados para servir à sociedade.

Uma empresa tem significados além do prêmio do lucro ou do castigo do prejuízo que cabe a seus empreendedores. Números definem uma empresa, sobretudo quando deve deixar de existir, mas não revelam seu significado mais profundo.

Uma empresa significa que há uma chance para que um jovem estagiário dê os primeiros passos na vida profissional; é um oportunidade para os primeiros erros de uma carreira que o chama a ser promissor.

A vida pulsa nas empresas. Uma empresa significa que há oportunidades para um chefe de família lidar com demandas mais elementares da vida, podendo oferecer seus recursos em troca de remuneração, chegando em casa cansado, muitas vezes pensativo nas contas que se aproximam do vencimento, mas sabedor que existe um meio para cuidar de si e dos que o aguardam todos os dias.

Uma empresa significa que ao invés de ir até uma longínqua fonte onde bens e serviços são produzidos, eu posso adquiri-los em uma prateleira ali na esquina, bem próxima, bem acessível, porque alguém, normalmente chamado de “comerciante”, decidiu aplicar capitais (financeiros, humanos e de tempo); alguém decidiu correr riscos, sobretudo em um país como o Brasil, onde ser empresário é um ato que exige coragem monumental e muita fé para servir quando não em um local fixo, até mesmo batendo de porta em porta, oferecendo soluções pela internet, trazendo uma comodidade ainda maior.

Olhando para uma prateleira, tento imaginar o imenso processo de produção e distribuição que há em cada item ofertado e no volume de pessoas e empresas envolvidas para que aquele bem possa estar ali, ao meu alcance. Pessoas e empresas que muitas vezes não se conhecem, mas que cooperaram no processo chamado “sociedade”, cada uma com seus interesses. Uma empresa é um reflexo sobre a verdade de que a civilização se dá pelo respeito à propriedade privada, à ordem natural das relações econômicas livres e às tradições.  Uma empresa é um caminho onde podemos planejar nossos passos, nossos desejos… Uma empresa pode expressar o nosso espírito de enxergar a vida; pode ser um exemplo a nossos filhos.

Infelizmente, o significado real de uma empresa fica nas sombras de quem se perde na inveja e quer viver à  custa dos outros; não raramente amaldiçoando o ato de empreender, quando na verdade, todo industrial, comerciante ou prestador de serviços, desde os mais afamados até o mais modesto que trabalha como camelô ou batendo de porta em porta, é um servidor público, atendendo à sociedade e mesmo sendo objeto de escárnio no país onde o capitalismo é amaldiçoado, segue em frente em busca do fruto de seus esforços; uma empresa significa chance de dignidade a quem se arrisca em tal empreitada sem apelar para as relações indecorosas com a política, jogando o jogo do mercado com a dureza, a honestidade e a lealdade que a vida impõe. Há empresas e “empresas”, é verdade, e a história de cada empresa se mistura e conta boa parte da história de quem a organizou.

Acontece que o significado de uma empresa pode se tornar claro, límpido, tão evidente, de forma amarga, quando uma tragédia acontece e, de repente, aquele lugar onde famílias conseguem se manter economicamente na luta do cotidiano, um lugar que costuma ser tão perseguido no Brasil, é consumido pelo fogo e eis que, infelizmente, para muitos que não compreendem seu profundo significado, sobra o velho clichê: “só valorizamos as coisas quando as perdemos”.

Mas graças ao espírito humano, que nunca cansa de ir em busca da felicidade, das cinzas empresas renascerão.

__________________________

Nota:
  1. Incêndio atinge supermercado no Centro de cidade na Zona da Mata de Pernambuco

Comentar pelo Facebook (0)

Comentar pelo Google+ (0)

Comentar pelo WordPress (0)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *