Compartilhar

Nos próximos dias 9 e 10 de maio, atendendo ao meu convite, o professor Salézio Dagostim [1] virá de Porto Alegre (RS)  para participar da segunda edição do Encontro dos Estudantes de Ciências Contábeis na Faculdade Osman Lins (Facol), em Vitória de Santo Antão (PE).

Dagostim é contador, consultor de empresas e professor universitário.

Dagostim em assembleia da APROCON BRASIL

Presidiu a Aprocon Brasil [2], entidade de ação nacional, conhecida por questionar abertamente as ações do Conselho Federal de Contabilidade. O professor Dagostim dedica boa parte do seu tempo para lecionar e promover a valorização dos profissionais de contabilidade pelo Brasil.

 

 

Tem no currículo as seguintes obras:

– Técnica de registro, elaboração e estruturação das demonstrações contábeis
– A teoria do “débito e crédito” e a forma contábil de escrituração mercantil
– Em favor da sindicalização dos contadores
– A preservação do mercado de trabalho do contador e do técnico em contabilidade
– “Contabilista” não é profissão
– Fundamentos de escrituração e elaboração das demonstrações contábeis
– Fundamentos da Contabilidade Geral

Um pouco do professor Dagostim:

No ano passado, a primeira edição do Encontro foi realizada com duas palestras. A primeira com o advogado Aristides Jr. sobre a “Reforma Trabalhista”, com enfoque jurídico, e a segunda, com o mesmo tema em enfoque econômico, sob minha abordagem [3].

A segunda edição do Encontro será realizada em dois dias e terá eventos abertos ao público em geral (tarde) e eventos restritos a estudantes (noite).

 

O enfoque do Encontro está na Contabilidade como ferramenta para valorização profissional, alertando os profissionais sobre a importância de exercer as práticas contábeis nas  organizações e os perigos de concentrar as ações em serviços burocráticos (fiscais).

Quanto à minha participação, abordarei o eSocial com um briefing, explicando o atual cronograma, e farei uma pequena demonstração de eventos disparados para o ambiente nacional, usando ferramentas de mensageria em web service. No segundo dia, também à tarde, falarei sobre o tema do Encontro que é “Contabilidade Colaborativa”, abordando o uso de automação e inteligência artificial no mercado contábil.

O evento tem o apoio da LLConsulte como representante da Exactus Software e da Facol.

A organização é de responsabilidade da turma do sexto período de Ciências Contábeis da Facol.

Ingresso: R$ 15. Parte da renda será destinada à beneficência local. O ingresso para a tarde deve estar acompanhado de 1 kg de alimento não perecível.

Agradeço ao professor Dagostim pela confiança e presteza. Será uma oportunidade ímpar para profissionais e estudantes interagirem com um profissional de contabilidade de altíssimo nível.

______________________

Notas:
  1. Ver Contador Salézio Dagostim – CRC-RS 23.113
  2. Site da Aprocon.
  3. Encontro da Facol, 2017.

 

 

 

Comentar pelo Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *