Meditações Inconvenientes XXII

Neste mundo de contabilidade, a quem deseja se perder, dica infalível. Você está tratando de uma tarefa tipicamente contábil, um balanço que vem trabalhando há meses em meio a uma série de verificações. E eis que o WhatsApp e o telefone tocam.

A funcionária do DP entra apavorada na sala relatando replicando o mesmo problema que o espera no WhatsApp: cliente na linha querendo ser atendido imediatamente; diz que vai chega “daqui a pouco” para que você dê “um jeitinho” em um problema no departamento pessoal. O cliente está estressado e reforça que o serviço é “para ontem” e tem que ser com você para resolvê-lo. E agora? Então, você, refém do imediatismo, com medo de perder o cliente, um empresário conhecido na cidade, metido na política e que vende a ilusão de que é um “competente gestor”, decide fazer o de sempre: interromper o seu trabalho complexo, genuinamente de contador, para atendê-lo. Quando volta, não tem mais a mesma concentração diante de uma tarefa tão técnica: perdeu “o fio da meada”. E para piorar o tempo passou; olhou para o relógio e viu que precisará sair em alguns minutos para resolver algum problema de hora marcada, do tipo ir ao médico ou pegar as crianças na escola.

Você seguiu esta dica infalível? Conheço muitos que a seguem todos os dias e vivem amargurados com a profissão contábil. Agindo assim então, você estará neste time, sempre apagando incêndios de empresários mimados, despreparados. que pensam que o mundo gira em torno do próprio umbigo.

Contabilidade é um ofício altamente técnico que exige estudo constante, leitura, pesquisa, concentração, planejamento e DISCIPLINA.

Aprenda a dizer NÃO, sobretudo a quem vive de jeitinhos e quer tudo “para ontem”. Aprenda a dizer mais ou menos assim: “Vou analisar sua demanda, mas neste momento não será possível, por favor, aguarde. Este serviço requer análise técnica e estou em reunião com outros trabalhos agendados, impossibilitada de atendê-lo NESTE MOMENTO”.

Se não tem, crie meios de fazer isso. Estabeleça horários e um código de ética para o atendimento. Se o expediente encerrou, está encerrado. Não abra exceção. Procure cumpri-los rigorosamente.

: Poupe sua saúde emocional, aprenda a anular o amadorismo alheio e não se permita levar pela ansiedade e pelo imediatismo do leigo.. Se você quiser dar saltos na sua carreira, pense nessas coisas e as realize.

Favoreça seu crescimento profissional.

 

Comentar pelo Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *