Imagem: ADAA

“Sobrevivência é sobre vencer na competição. Há competição entre irmãos, colegas e pretendentes sexuais. O ciúme é um reconhecimento primordial dessas ameaças. É uma estratégia que evoluiu para nos proteger.”
Obra: A cura do ciúme. Parte I. Sobre a paixão do ciúme. Um enfoque na evolução. Artmed, 2019, Porto Alegre. Tradução de Sandra Maria Mallmann da Rosa. De Robert L. Leahy (EUA/Virgínia/Alexandria, 1946).
A conversa que tive com ZW em dezembro de 1995 desencadeou um processo que mudou minha visão sobre o problema do ciúme. Em tinha certas crises de ciúmes, discretas, nada demais. No entanto, a partir da reflexão que realizei em torno daquela conversa, e isso levou anos, notei que o ciúme se tornou algo desprezível em meu foro íntimo.
Esta obra do PhD Leahy é para contrapor, em termos dialéticos, a visão que tenho hoje do ciúme como um problema do eros ligado a uma ideia bruta de amor que na verdade evidencia o outro como propriedade em um relacionamento seja afetivo, familiar ou profissional.